terça-feira, 2 de setembro de 2008

5º Encontro Vivencial - Turma 2 - Relato de Experiência

- Aplicação da seqüência de ensino na escola em que trabalha.
- Postar o relato dessa experiência no Blog e enviar uma cópia desse relato para o e-mail: ntejoseaugusto2008@gmail.com

Período: de 08 a 12/09/08

11 comentários:

Unknown disse...

RELATO DE EXPERIÊNCIA


Professor: Jandilson Soares Fernandes
Disciplina: Química
Série: 2ª Série do Ensino Médio

Objeto de Aprendizagem: Propriedades das Emissões Radiativas.


Neste objeto de aprendizagem, o aluno teve a oportunidade de conhecer o comportamento das emissões dos diferentes tipos de radiações, assim como também classificá-las e descobrir suas aplicações no dia a dia.
Esta atividade foi dividida em duas fases: a atividade inicial de aprendizagem começou na sala com uma aula expositiva e dialogada mostrando os processos das emissões radiativas com a interação professor/aluno. Na segunda fase, dividiu-se a turma em grupos de dois para ir a sala de informática, assim os alunos realizaram as simulações das emissões radiativas iniciando com uma discussão sobre o efeito dos radioisótopos na medicina, na radioterapia, no meio ambiente, na agricultura e na conservação dos alimentos. Foi necessário relembrar alguns conceitos de número de massa, número atômico e de elemento químico para eles assimilarem o comportamento das emissões radiativas, pois à medida que a tela(simulações) passava surgia uma discussão.
Este objeto foi apresentado em três aulas de Cinquenta minutos; sendo uma em sala de aula e duas na informática. Os alunos foram avaliados durante todo o processo de desenvolvimento das atividades, dos questionamentos propostos na atividade e as anotações dos grupos, numa perspectiva de melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Lenilde Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lenilde Medeiros disse...

RELATO DE EXPERIÊNCIA


Professora:Lenilde Medeiros de Lima
Escola José Bezerra Cavalcanti
1º Ano- Santa Cruz


O Objeto de Aprendizagem trabalhado foi Funções Algébricas,conteúdo este,que é dado no 9º ano,mesmo os alunos do 1ºano terem sido os mesmos do ano passado,a experiência é sempre única,porque a cada aula que planejamos,buscamos sempre inovar,e esta capacitação veio só a contribuir,acrescentar,até então eu não fazia uso da sala de informática,porÉm a partir destes encontros melhorou muito as aulas,porque agora os alunos tem a oportunidade de usufruir da tecnologia não só para pesquisas,mas,aprendder os conteúdos de forma prazeroSa.
O início desta sequência de ensino teve dois momentos,na sala de aula fizemos uma leitura e rendeu bastante comentários,utilizamos cartazes,tabelas feitas em cartolina,os alunos jogaram dominó de função do 1º grau.No segundo momento a turma foi dividida em dois grupos,na sala de informática,o primeiro grupo construiu uma tabela do quadro de medalhas da Olimpíada de Pequim,o outro grupo pesquisou gráficos de jovens infectados com AIDS no Brasil,na terceira aula,os alunos apresentaram os trabalhos feitos por eles,e o assunto continua...A avaliação será no término do bimestre.

ABRAÇOS!!!

Maria Auxiliadora disse...

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti
Professora:Maria Auxiliadora Pinheiro de Medeiros
Disciplina: matemática
Série: 1º ano - Ensino Médio
Objeto de Aprendizagem:Classificação de Poliedros

A sequência de ensino teve início com uma leitura do texto:A geometria no mundo científico e após os comentários sobre a leitura foi feita a explanação sobre poliedros.
Dando continuidade à aula já num segundo momento fomos para a sala de informática e lá a aula foi proferida da seguinte forma:a turma foi dividida em grupos de dois alunos, onde aquele aluno que não tinha experiência com o computador ficava junto de quem já tinha conhecimento.Os grupos tinham a tarefa de acessar o site de pesquisa e navegar com o objetivo de adquirir e ampliar os conhecimentos sobre poliedros.
Através dessa aula eu descobri que um aluno que nas aulas explanativas não apresentava o menor interesse, na sala de informática ele se mostrou interessado, solícito e um ótimo desenhista.

Saudades,gostei muito de fazer esse curso.
Auxiliadora, Santa Cruz- RN

Golfinhos disse...

RELATO DE EXPERIÊNCIA


Professor: Vanize Pereira de Medeiros
Disciplina: Biologia
Série: 3ª Série do Ensino Médio

Objeto de Aprendizagem: "São as águas de lastro fechando o barcão"


Neste objeto de aprendizagem, o aluno teve a oportunidade de conhecer o problema de contaminação das águas por aorganismos exóticos, particularmente os microorganimos; aprendeu sobre as doenças oriundas das águas de lastros, assim como conheceu um pouco mais sobre os impactos ambientais, sociais, economicos e sanitários do transporte marítimo e a aplicação de todas essas informações na vida das pessoas que estão diariamente em contato com os portos e navios.
Esta atividade foi dividida em quatro fases: a atividade inicial de aprendizagem começou na sala com uma aula expositiva/demostrativa com o auxilio de transparências e retroprojetor sobre Ecologia (ecossistemas, espécies nativas e exóticas)e impactos ambientais, com a interação professor/aluno. Na segunda fase, dividiu-se a turma em grupos de dois para ir a sala de informática, assim os alunos realizaram as simulações São as águas de lastro fechando o barcão, nesta etapa os alunos foram instigados a observar e fazer suas anotações sobre os seguintes acontecimentos: os microorganismos se proliferam? Não se proliferam? Qual teria sido o principal fator ambiental a explicar o sucesso ou fracasso da espécie de microorganismo exótico? Quais os impactos dessas espécies no ambiente?
Na terceira fase, os alunos voltaram para sala de aula e em grupo de 4 elementos, discultem e apresentam as melhores alternativas, indicando argumentos utilizados para justificar os acontecimentos vistos no objeto de aprendizagem.
Este objeto foi apresentado em quatro aulas de Cinquenta minutos; sendo duas em sala de aula e duas na informática. Os alunos foram avaliados durante todo o processo de desenvolvimento das atividades, dos questionamentos propostos na atividade, discussões e as anotações dos grupos, numa perspectiva de melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Quanto aos alunos, os mesmos adoraram o novo objeto de ensino e sentiram-se estimulados a buscar as informações, para saciar suas curiosidades, o que estimula-o a desenvolver e criar questões e conceitos sobre o assunto abordado em sala. Foram aulas muito gratificantes. Obrigada

Golfinhos disse...

RELATO DE EXPERIÊNCIA


Professor: Vanize Pereira de Medeiros
Disciplina: Biologia
Série: 3ª Série do Ensino Médio

Objeto de Aprendizagem: "São as águas de lastro fechando o barcão"


Neste objeto de aprendizagem, o aluno teve a oportunidade de conhecer o problema de contaminação das águas por aorganismos exóticos, particularmente os microorganimos; aprendeu sobre as doenças oriundas das águas de lastros, assim como conheceu um pouco mais sobre os impactos ambientais, sociais, economicos e sanitários do transporte marítimo e a aplicação de todas essas informações na vida das pessoas que estão diariamente em contato com os portos e navios.
Esta atividade foi dividida em três fases: a atividade inicial de aprendizagem começou na sala com uma aula expositiva/demostrativa com o auxilio de transparências e retroprojetor sobre Ecologia (ecossistemas, espécies nativas e exóticas)e impactos ambientais, com a interação professor/aluno. Na segunda fase, dividiu-se a turma em grupos de dois para ir a sala de informática, assim os alunos realizaram as simulações São as águas de lastro fechando o barcão, nesta etapa os alunos foram instigados a observar e fazer suas anotações sobre os seguintes acontecimentos: os microorganismos se proliferam? Não se proliferam? Qual teria sido o principal fator ambiental a explicar o sucesso ou fracasso da espécie de microorganismo exótico? Quais os impactos dessas espécies no ambiente?
Na terceira fase, os alunos voltaram para sala de aula e em grupo de 4 elementos, discultem e apresentam as melhores alternativas, indicando argumentos utilizados para justificar os acontecimentos vistos no objeto de aprendizagem.
Este objeto foi apresentado em quatro aulas de Cinquenta minutos; sendo duas em sala de aula e duas na informática. Os alunos foram avaliados durante todo o processo de desenvolvimento das atividades, dos questionamentos propostos na atividade, discussões e as anotações dos grupos, numa perspectiva de melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Quanto aos alunos, os mesmos adoraram o novo objeto de ensino e sentiram-se estimulados a buscar as informações, para saciar suas curiosidades, o que estimula-o a desenvolver e criar questões e conceitos sobre o assunto abordado em sala. Foram aulas muito gratificantes. Obrigada

Unknown disse...

Ainda não foi possível aplicar uma Sequência de Ensino na Escola onde trabalho porque os computadores ainda não tinham sido ligados. Mas, hoje dia 12/09, o técnico conectou os mesmos viabilizando essa atividade para as próximas aulas no Colégio CEFE em Jardim do Seridó. Abraços à todos. Valério Bernardo.

Prof.a Joseni Maria disse...

Relato da experiência

Escola Estadual Querubina Silveira - Cerro Corá/RN
Professora: Joseni maria de Medeiros
Disciplina: Matemática

A seqüência de ensino que teve como objetivo principal compreender as teorias da probabilidade para analisar chances e possibilidades de ocorrer um evento, a partir da exibição de um vídeo que mostra a origem histórica dessas teorias, como também o desenvolvimento das atividades 1 e 2 do Objeto de Aprendizagem "Probabilidade: matemática do acaso" entre outras atividades foi desenvolvida com sucesso numa turma de 2ª série do Ensino Médio, apesar de alguns contratempos.
Inicialmente utilizei algumas situações-problema para introduzir o conceito de probabilidade simples. Em seguida, fomos para a sala de vídeo, onde foi exibido o vídeo da TV ESCOLA "Análise combinatória: começando pelos dados". Durante a exibição, os alunos ficaram atentos e fizeram algumas anotações sobre a situação que mostra o jogo interrompido analisado por Fermat e Pascal. Ao terminar o vídeo fizemos a discussão do que foi observado e alguns alunos arriscaram algumas opiniões sobre o fato.
Dando continuidade à seqüência, fomos para o laboratório de informática para desenvolvermos a atividade 1 do OA. Aí comecei a enfrentar as dificuldades, pois tínhamos poucos computadores funcionando e, por isso, a atividade não foi desenvolvida em duplas como era proposta. Mesmo assim, fiz o possivel para manter a atenção de todos. Nessa atividade os alunos compreenderam as regras e se empolgaram com o jogo. Como tínhamos muitos alunos para um só micro foram necessárias duas aulas para que a maioria participasse. Na aula seguinte, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos sobre probabilidade na resolução de problemas propostos. Nesse momento observei que eles trocavam idéias e discutiam os resultados,baseando-se na atividade desenvolvida no OA.
Na outra aula, levei novamente os alunos para o laboratório para que eles desenvolvessem a atividade 2 do OA. Antes de iniciar a atividade, fiz as orientações básicas e eles começaram o jogo da roleta. Nessa atividade eles tiveram mais dificuldade e observei a necessidade de ampliar os conceitos de probabilidade para que eles melhorassem seu desempenho na próxima vez que fossem jogar o jogo da roleta proposto no OA.
Enfim, minha avaliação em relação à eficácia da seqüência foi satisfatória, pois durante a realização das atividades observei que as aulas ficaram mais dinâmicas e atrativas, levando o aluno a participar ativamente da construção do conhecimento, como também favorecendo a socialização e ampliação do saber.

Unknown disse...

RELATO DE EXPERIÊNCIA


Professora: Socorro Fonsêca
Disciplina: Biologia
Série: 2ª Série do Ensino Médio



O presente trabalho tem por objetivo desenvolver atividades na área de Biologia baseada na exposição de conteúdos relacionados as doenças mais freqüentes na comunidade na qual a escola está inserida.Para isso,seguimos uma seqüência de ensino contendo o assunto, público-alvo, objetivos, metodologia e avaliação.
Como objeto de trabalho escolhemos o tema “Não me sinto muito bem”, uma vez que a maioria das pessoas adoecem e se automedicam sem orientação médica e muitas vezes do conhecimento do mal que as acometem.
O trabalho foi dividido em três fases:
• 1ª Fase
Exposição do objeto de estudo e relação das doenças mais freqüentes na comunidade escolar, onde os alunos usaram massa de modelar para simular bactérias, vírus e protozoários;

• 2ª Fase

Pesquisa de campo, onde os educandos foram orientados a entrevistarem os próprios moradores do bairro Paraíso onde está situada a escola. A entrevista foi direcionada e cada grupo de aluno ficou responsável por três ruas do bairro;

• 3ª Fase

Uso de material multimídia. Nessa fase os alunos elaboraram gráficos no computador utilizando os dados obtidos

Observamos que a aula foi muito dinâmica e os alunos participaram ativamente, mas sentiram dificuldades ao lidar com os gráficos no computador.
Concluímos o nosso relatório , cientes que muito trabalho temos pela frente quanto o uso de materiais multimídia no contexto escolar, mas ficou uma ótima reflexão enquanto educadora: o computador é uma excelente ferramenta para a construção do conhecimento do aluno com relação ao mundo que o cerca.

acacio disse...

Por enquanto não foi possível colocar em prática o plano de aula com o objeto de aprendizagem "Geometria", pois este conteúdo está previsto somente para o 4º Bimestre. No RIVED não existe nenhum objeto de aprendizagem ralacionado ao conteúdo que estou trabalhando agora "Sistemas Lineares".

Evaldo Bernardo disse...

RELATO DE EXPERIÊNCIA


Professor: Evaldo Bernardo Ferreira
Disciplina: Química
Série: 2ª Série do Ensino Médio

Objeto de Aprendizagem: Identificando Substâncias e suas propriedades.

Neste objeto de aprendizagem, o aluno teve a oportunidade de analisar e compreender o comportamento dos gráficos.
Reconhecer regularidades no comportamento de aquecimento de amostras em função do tipo de substância, massa, fonte e tempo de aquecimento.
Desenvolver o conceito de substância e sua identificação por meio de suas propriedades específicas.
Identificar substâncias e suas propriedades.
Esta atividade foi dividida em duas etapas: inicialmente tivemos uma aula expositiva em sala com uma ampla discussão mostrando as propriedades gerais e específicas da matéria e análise de gráficos com a interação professor/aluno. A segunda etapa, a turma foi levada a sala de informática, onde os alunos realizaram as simulações iniciando com uma discussão sobre as propriedades específicas(ponto de fusão e ponto de ebulição), densidade,solubilidade e leitura interpretativa de gráficos. Cada grupo de alunos escolhia uma dessas propriedades e analisavam a respectiva substância quando acertavam seguiam adiante, quando não tentavam novamente até concluir a atividade.
Este objeto foi apresentado em duas aulas de 50 minutos; sendo uma em sala de aula e uma na sala de informática. Os alunos foram avaliados durante todo o processo de desenvolvimento das atividades, dos questionamentos propostos na atividade e as anotações dos grupos. A concluímos que existe uma grande perspectiva de melhoria do processo de ensino e aprendizagem com a utilização desses objetos de aprendizagem do rived e do labvirt.No entanto se faz necessário um melhor planejamento por parte de todos que formam a escola