terça-feira, 2 de setembro de 2008

5º Encontro Vivencial - Turma 7 - Relato de Experiência

- Aplicação da seqüência de ensino na escola em que trabalha.
- Postar o relato dessa experiência no Blog e enviar uma cópia desse relato para o e-mail: ntejoseaugusto2008@gmail.com

Período: de 08 a 12/09/08

11 comentários:

Unknown disse...

Não foi possível realizar a aplicação da Sequência de Ensino na minha Escola, na turma do 1º Ano, em virtude de ter somente 02 aulas por semana e a Escola ter realizado uma Reunião do PDDE, juntamente com a Diretora e colegas professores, como também, houve ontem, dia 04, uma reunião com a 9ª DIRED; além disso, na Escola está ocorrendo a 1ª Amostra de Cinema em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, envolvendo todos os alunos da Escola.Prof. Sebastião Paulo de Menezes Câmara - Turma 7

Anônimo disse...

FORAM USADOS DOIS OBJETOS DE APRENDIZAGEM, O “TANGRAN” E “RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO” PARA A 1ª SÉRIE E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, RESPECTIVAMENTE. OS ALUNOS DA 1ª SÉRIE ACHARAM BASTANTE INTERESSANTES A HITÓRIA DO “TANGRAN” E AS INFORMAÇÕES DAS FIGURAS UTILIZADAS NO OBJETO DE APRENDIZAGEM. APROVEITEI UMA QUESTÃO QUE CAIU NA PROVA DO ENEM DESTE ANO. NA SALA DE INFORMÁTICA FOI UMA VERDADEIRA DISPUTA PARA VER QUEM MONTAVA AS FIGURAS PRIMEIRO.
NA 3ª SÉRIE OS ALUNOS TVERAM UM POUCO DE DIFICULDADE NAS DEMONSTRAÇÕES DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS DOS ÂNGULOS DE 30º E 60º, MAS QUANDO FIZ UM EXEMPLO NO QUADRO UTILIZANDO NÚMEROS, ELES COMPREENDERAM COM MAIS FACILIDADE, POIS NO OBJETO DE APRENDIZAGEM AS DEMONSTRAÇÕES SÃO FEITAS SÓ COM LETRAS.

JONIMAR PEREIRA DE ARAÚJO
ESCOLA ESTADUAL NEWMAN QUEIROZ
JUCURUTU/RN

Unknown disse...

JALVANI MARIA PEREIRA DE MEDEIROS - TURMA 07.

Como já havia comentado com você, apliquei a seqüência de ensino no 9º ano - turno matutino, da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas.
Inicialmente tivemos dificuldade em acessar o RIVED, os computadores da Raul não tem linux nem rived já instalados e pelo endereço www.rived.proinfo.mec.gov.br não conseguimos abrir as tarefas, seguimos para lan house e lá ocorreu o mesmo, pessoas experientes em computadores tentaram, mas não conseguiram abrir o O.A., passado o transtorno, finalmente consegui utilizar o O.A. com os alunos através do CD.
O desenrolar da seqüência de ensino deu-se da seguinte maneira:
-Sondagem do conhecimento dos alunos sobre o assunto;
-Aula expositiva com auxílio do livro didático;
-Divisão da turma em 06 grupos de 04 alunos para realização das tarefas propostas no O.A., com minha orientação durante todo processo.
-Após concluir todas as fases da seqüência pedi que cada grupo fizesse um comentário sobre a experiência, eis alguns trechos:

GRUPO 01: Na sala de aula muitos alunos não dão quase valor ao que a professora explica, acham chato fazer tudo parecido durante todos os dias letivos, mas na frente do computador tudo fica maravilhoso,nós damos mais valor ao assunto,a aula fica mais divertida e a gente aprende mais.

GRUPO 02: A experiência foi ótima, nos motivou a raciocinar na busca das respostas corretas. É um mundo diferente,nós aprendemos nos divertindo fazendo cálculos matemáticos de um jeito que nem imaginávamos ser possível.

GRUPO 03: Foi um modo diferente da gente aprender e entender melhor o assunto, os alunos se interessaram mais.

GRUPO 04: A experiência fez com que os alunos aprofundassem e valorizassem mais o assunto estudado.À medida que os alunos fazem as tarefas "brincando" torna-se mais fácil o assunto, pois se usa a criatividade e a diversão, tornando mais claro o entendimento do que quando se usa apenas papel e caneta

GRUPO 05: A aula no computador difere das aulas costumeiras, a maneira de estudar muda, o assunto não, mas a aula diferente muda também o jeito de aprender, é mais prazeroso e divertido.

GRUPO 06: O COMENTÁRIO AINDA NÃO FOI ENTREGUE, POIS 02 COMPONENTES DO GRUPO ESTAVAM DOENTES.

Um grande abraço a todos que direta ou indiretamente conviveram conosco durante essa capacitação.

Observação: professora mande um comentário para mim sobre esse relato e sobre meu desempenho no curso.

Unknown disse...

RELATO

Fazer uma transposição didática adequada para o aluno construir seu próprio conhecimento está sendo um dos desafios enfrentados por alguns professores, para trabalhar conteúdos da Física moderna pois em nossos laboratórios existem pouquíssimos equipamentos que servem para ser utilizados para facilitar a aprendizagem de tais conteúdos.
Já dizia Perrenoud(1993) que transposição didática é a essência do ensinar, ou seja, a ação de fabricar artesanalmente os saberes, tornando-as ensináveis.....
Com os objetos de aprendizagens; efeito fotoelétrico e pato quântico conseguimos fazer uma transposição didática bem diferente das aulas dos anos anteriores para abordar conceitos que antes eu própria já sofria antecipada por não ter materiais para facilitar a construção do conhecimento dos meus alunos com relação a efeito fotoelétrico, que apesar de ter algumas aplicações no nosso dia- a- dia, é muito complexo para transformar este saber científico em um saber a ser ensinado para os alunos compreenderem.
As animações foram bem participadas e pelo que foi observado e dito pelos alunos, eles próprios construíram o seu conhecimento sem ser necessário grande esforço por parte do professor sendo o nosso “papel”apenas mediador da construção dos conceitos, orientando para a partir do que observaram nas animações e na leitura dos textos dar suas opiniões, justificativas e conclusões para de fato avaliar como compreenderam o conteúdo.
Em relação a seqüência que foi montada , quase tudo aconteceu como o planejado ,com exceção da quantidade de aulas que precisei aumentar para três para consegui cumprir o que foi estabelecido na seqüência, comparando ao que aconteceu nos anos anteriores a aula foi muito bem participada pelos alunos e com inclusive alguns alunos pedindo o CD do RIVED para copiar no seu computador, isto foi o que mais me gratificou, percebendo assim que eles foram motivados a estudar e conhecer mais.
Portanto esses objetos de aprendizagem foram de grande relevância para a aprendizagem e motivação dos alunos da terceira série do ensino médio, pois condicionou uma transposição didática interessante para aprenderem os conteúdos .

Blog Branquinha Professora disse...

Não foi possível realizar a aplicação da Seqüência de Ensino na minha escola, visto que o laboratório de informática ainda não está montado. Um abraço a todos.
Maria de Fátima Silva de Azevedo Costa - turma 07
CEFE - Jardim do Seridó - RN

Blog para quem gosta de educação! disse...

Fabiano Pereira Mariz - turma 07

Bom, mais um curso concluido, o que fica, será uma grande saudade dos colegas professores e o entendimento que precisamos sempre buscar mais e mais conhecimento, para que possamos "libertar" nossos alunos através do conhecimento. Pois é nele que reside formas de entender o mundo, como se portar nos lugares, como viver em sociedade.
Desenvolvi a sequência de ensino na Escola Estadual Leomar Batista de araújo - Serra Negra do Norte - RN, nas turmas da primeira série do turno noturno. Utilizei o Objeto de Aprendizagem "Estrutura atômica" onde posso relatar que deu para seguir conforme planejado.
Os alunos ficaram muito interessados pelo assunto, pois como desvenda parte do segredo dos átomos isso provocou neles curiosidades. Esse efeito por si só já valeu muito pois nos outros anos esse conteúdo foi trabalhado de forma abstrata e os alunos ficavam cansados e desmotivados.
trabalhar esse assunto com o uso do RIVED possibilitou aos educandos visualizar a estrutura atômica funcionando, fazendo com que o entendimento brotasse numa facilidade jamais vista.
No Laboratório de Ciências foi mostrado o "teste da chama", que serviu para consolidar o que foi entendido nos simuladores e sobre a avaliação: a parte das apresentações tiveram boas notas e a outra parte que são os execícios ainda serão analisados.
Um grande abraço a todos e votos de muito sucesso na vida, com ou sem o RIVED!

Unknown disse...

Fabiana Santana - turma 07

A atividade "Aprendendo por Osmose" foi realizada com todas as turmas da 1ª série.
Inicialmente houve a explanação do assunto em sala e na semana seguinte fomos para a sala de informática.
Foi bem interessante, pois os alunos tiveram oportunidade de interagir nas várias situações propostas pelo objeto e visualizar os resultados dos experimentos. Conceitos e situações que eram abstratos para eles ficaram mais claras.
De modo geral, os objetivos propostos no plano foram alcançados e não resta dúvida que esses objetos de aprendizagem vieram para complementar nossa prática de ensino.

Um grande abarço a todos. Até a próxima! Se Deus quiser!

Unknown disse...

O desenvolvimento da sequência de ensino "APRENDENDO POR OSMOSE" foi colocado em prática na turma do1º
ano do ensino médio da E.E.NEWMAN QUEIROZ do turno matutino.
O primeiro momento foi a explanação do conteúdo onde houve um aprendizado dos conceitos implícitos nos textos,em seguida foi proposto a realização das atividades contidas no OA.As atividades foram realizadas e pudemos constatar que a um certo interesse por parte do aluno em resolver o que lhe foi proposto.
Observamos que a utilização desses objetos de trabalho vem somar a nossa prática para melhorar o desempenho do nosso aluno.
Gostei bastante do curso,aprendi muito é pena que acabou.

Unknown disse...

Colegas: Ainda não desenvolvi a minha tarefa na sua totalidade. Tão logo concluir, postarei os resultados. Até logo.

Josimar

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Maria José Paulino – Turma: 07
Escola Estadual Teônia Amaral – Florânia RN
Ainda não foi realizada a aplicação da Seqüência de Ensino na Disciplina de Matemática na minha Escola, tendo em vista algumas atividades que foram realizadas, portanto, não foi possível desenvolver este trabalho, logo que dê certo, estaremos realizando essas atividades utilizando Objetos de Aprendizagem com nossos alunos. Já estou repassando o curso e toda a programação rived aos alunos Estagiários que trabalham com a disciplina de Matemática para que estes, tomem conhecimento do processo no Ensino e Aprendizagem
Um abraço!