terça-feira, 2 de setembro de 2008

5º ncontro Vivencial - Turma 1 - Relato de Experiência

- Aplicação da seqüência de ensino na escola em que trabalha.
- Postar o relato dessa experiência no Blog e enviar uma cópia desse relato para o e-mail: ntejoseaugusto2008@gmail.com

Período: de 08 a 12/09/08

12 comentários:

Unknown disse...

Relato de Experiência:

Objetos de aprendizagem (3):
PERMUTAÇÃO, ARRANJO e COMBINAÇÃO.
Professor: Sebastião Gomes de Andrade Neto
Disciplina: Matemática

COMENTÁRIO:
“Os resultados obtidos com a atividade foram excelentes. Bem antes de ter contato com os Objetos de Aprendizagem do RIVED já vinha tentando de certa forma romper a barreira que os alunos tinham com a matemática, em achar que tudo era difícil ou que não conseguiriam aprendê-la. Os Objetos de Aprendizagem do RIVED vieram completar o que eu estava tentando estimular e os alunos estavam tentando entender: ‘Será que só existe essa maneira de estudar esse conteúdo? Para o que ou como vamos utilizá-lo?’, o que não entendo o ‘porque’ pois são questões rotineiras. As simulações nos objetos, que para nós seriam enfadonhas, monótonas, metódicas e em alguns casos impossível de se realizar, vieram despertar a consciência de cada aluno de que é possível e fácil de se aplicar e utilizar o conteúdo estudado, e não apenas ficar no risco do giz do quadro ou entre as quatro paredes de nossa sala de aula.”
“Na sala de aula tivemos o contato com os problemas propostos, depois o contato com os objetos de aprendizagem na sala de computadores. A expectativa dos alunos sobre como desenvolver as atividades foi convertida em como entender o conteúdo, que nos objetos apresentam suas devidas definições.”

IMPORTANTE:
“Devo destacar aqui a heterogeneidade da turma em contato e conhecimento com a micro-informática, o que tornou-se uma difícil tarefa na hora de avaliar, mas não impossível de realizá-la”

SUGESTÃO:
“A continuidade no desenvolvimento desses Objetos de Aprendizagem e cursos de capacitação para alunos carentes que não tem acesso a computadores.”

"Obrigado a todos, gostei muito do curso!!!"

Unknown disse...

E.E.JOSÉ JOAQUIM DE ENS. FUND. E MÉDIO
TURMA: 1° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
TEMPO: 1ª AULA
RELATÓRIO DO O.A. NA SALA DE AULA
No dia, o1/09/2008, foi usado o laboratório de informática da referida Escola e o programa do rived não abriu o O.A. A turma que usou o laboratório tinha 24 alunos, onde no laboratório estavam funcionando 8 computadores, e, portanto, foi colocado 3 alunos para cada máquina.
Como o sistema do rived não abriu o O.A. , depois de várias tentativas, então não foi possível realizar a aula programada para a turma. Portanto, a aula foi completada na sala de aula.
No dia, 03/09/2008, a aula, novamente, foi programada para ser desenvolvida no laboratório de informática, só que, agora, com o uso do CD do rived que o NTE forneceu a cada participante do curso. Como o CD foi aceito no computador e deu para abrir os O.A., da disciplina de Matemática, a aula foi realizada com sucesso. Iniciou-se a aula com os O.A. salvo numa pasta na memória do computador, depois foi aberta e em seguida abriu-se O.A. com o nome de FUNÇÃO AFIM. Os alunos estavam, também, em grupo de três alunos para cada máquina quando foi realizada a pesquisa do objeto. Então eles analisaram as animações do O.A. e foram respondendo as perguntas que se encontravam no objeto analisado, por fim, foi feito a conclusão desse objeto onde os aluno detectaram uma incoerência com os conceito de função afim em sala de aula, pois não foi mostrado no O.A. o conjunto domínio da função.
Sem mais,
Professor: Jácio Medeiros

Unknown disse...

RELATO DE EXPERIÊNCIA
Objeto de Aprendizagem: Por que as coisas tem peso( Queda dos corpos)
Professor: Massilon Grigório de Souza
Disciplina: Física
Escola Terezinha Carolino de Soza
Jaçanã-RN

Realizamos nossa aula experimental no laboratório de informática e costatamos o que já havia previsto quando da nossa analise do "O.A" por que as coisas tem peso.
Constatamos que a turma se mostrou bastante motivada e conseguiram fazer o percurso apresentado pelo "O.A", muito embora o relato apresentado para destacar a queda dos corpos ainda é inadequado no que diz respeito a exploração e aplicaçaõ das equações matematica que relaciona a invariança da gravidade e sua atuação e interferencia no corpo humano.

Unknown disse...

RELATO DE EXPERIÊNCIA
Objeto de Aprendizagem: Por que as coisas tem peso( Queda dos corpos)
Professor: Massilon Grigório de Souza
Disciplina: Física
Escola Terezinha Carolino de Soza
Jaçanã-RN

Realizamos nossa aula experimental no laboratório de informática e costatamos o que já havia previsto quando da nossa analise do "O.A" por que as coisas tem peso.
Constatamos que a turma se mostrou bastante motivada e conseguiram fazer o percurso apresentado pelo "O.A", muito embora o relato apresentado para destacar a queda dos corpos ainda é inadequado no que diz respeito a exploração e aplicaçaõ das equações matematica que relaciona a invariança da gravidade e sua atuação e interferencia no corpo humano.

Unknown disse...

Relato de Experiência

Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza
Disciplina:Biologia
Professora:Sheila
Objeto de Aprendizagem: Aprendendo por Osmose

A escolha do Objeto de Aprendizagem Aprendendo por Osmose, foi feita com o objetivo de facilitar a compreensão do conteúdo sobre Transporte de Substâncias através das Membranas Celulares, mais especificamente, Osmose, principalmente pela variedade de atividades que o mesmo oferece.
Na sala de aula o conteúdo foi introduzido com um experimento bem simples,referente a concentração de soluções. Seguindo com exemplos de osmose no nosso cotidiano, como a importância do soro fisiológico no organismo desidratado, continuamos com a leitura de textos do livro didático, explicação e discussão através de cartazes com desenhos de células vegetais e animais.
A aula no Laboratório de informática foi desenvolvida em duplas, onde os alunos receberam um roteiro com questionamentos para acompanhar e discutir as diferentes atividade apresentadas no Objeto. Os estudantes gostaram muito da experiência, pois, o recusso permite a participação e interação nas simulações de experimentos possibilitando através da visualização de estruturas uma melhor compreensão do Estudo.
O Objeto Aprendendo por Osmose é bastante específico em relação ao conteúdo, mas foi muito positivo para o aprofundamento do conhecimento, pois a turma relatou que após a aula no laboratório o assunto ficou bem mais fácil e interessante.
A aula foi concluída no Laboratório de Ciências com um experimento prático usando filetes de pimentão imersos em água com diferentes concentrações de sal que revelam o processo de osmose nas células vegetais.

UM ABRAÇO PARA TODOS!!!

Unknown disse...

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO OBJETO DE APRENDIZAGEM - TURMA 1

OBJETO DE APRENDIZAGEM: Decifrando mapas, gráficos e tabelas.
PROFESSOR: Ricardo Sérgio
DISCIPLINA: Matemática
ESCOLA: E. E. Virgílio Furtado - Lajes Pintadas/RN
Série: 1º ano

A aula sobre o tema acima exposto foi realizada com grande êxito, graças ao curso que ora encerramos! Desmistificar a matemática e seu uso no cotidiano é tarefa imprescindível de todo professor de matemática e o uso da tecnologia tornou-se uma aliada invalível nesses casos. Após mostrar o emprego de tabelas e gráficos no cotidiano com o uso de material concreto como revistas e jornais a cerca dos mais diversos temas, o uso de contas de água e energia, coloquei em prática a construção de gráficos no computador. A aula transcorreu num clima de total atenção e interesse e isso gerou a quebra de mitos de que a matemática que os alunos aprendem não tem aplicação no dia a dia. Depois disso, foram feitos exercícios e questionamentos que me levaram a perceber que os objetivos propostos para essa aula foram amplamente alcançados. É muito satisfatório ver os alunos retribuindo o que nós passamos para eles assim dessa forma: demonstrando interesse e entendimento.

Unknown disse...

Relatorio do O.A Na Sala de Aula

E.E.Professora Terezinha Carolino De Souza
Disciplina: Química
Professor: Severino Júnior
Turma: 1 Série Do Ensino Médio
Tempo: Uma Aula
Objeto De Aprendizagem: Estrutura Atômica


Posso relatar que os resultados obtidos com a exploração do O.A. estrutura atômica realizado na sala de informática de nossa, foi bastante satisfatória, uma vez que o objeto, feito para permitir a demonstração passo a passo dos modelos que estudamos, opera com sucesso tudo a que se propõe, explicando através de animações interativas, todos os modelos atômicos, sua seqüência lógica obedece ao roteiro seguido pelo conteúdo programático.
Os alunos aprovaram o objeto, pois conseguiram contextualizar e operar seus conceitos sobre a evolução dos modelos atômicos. Fiquei satisfeito com o objeto pois ele proporcionou interatividade a conceitos antes prontos e sem atratividade.
Sugiro que devam ser feitas revisões em alguns objetos de aprendizagem, pois alguns objetos além de não operar como o proposto, ainda trazem conceitos distorcidos.

Unknown disse...

Relato de experiência.
Professor: José Jarbas Fonseca de Almeida.

Objeto de Aprendizagem: Por que as coisas tem peso
Disciplina: Física

E.E.E.F.M. JOSÉ JOAQUIM
Coronel Ezequiel - RN

Não foi possível levar a turma para o laboratório pelos seguintes motivos:

- O objeto de aprendizagem escolhido só roda no Linux com o navegador Firefox, no windows xp aparece a animação sem os textos.

- Os objetos do rived não estão instalados em nenhum dos computadores da escola.

- O acesso através da internet é impossível pois leva 10 minutos para abrir um só objeto em um dos computadores, com mais de um computador acessando não abre.

- Não vai dar tempo copiar o cd para todos os computadores a direção da escola não parece disposta a disponibilizar o horário de aula ou o horário de planejamento para eu preparar os computadores (copiar o cd para os computadores).

- Alguns computadores estão com o windows xp, a animação não apresenta os textos.

Assim que possível farei a atividade e postarei os resultados.

Obrigado a todos!

Unknown disse...

E.E.PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS DIAS RIBEIRO
DISCIPLINA:Química
PROFESSORA:Andréa
OBJETO DE APRENDIZAGEM:Estrutura Atômica
o referido tema foi abordado em sala de aula através de exposição do conteúdo onde foi mostrado a evolução atômica e a sua importância no nosso cotidiano,depois os alunos foram levados para o laboratório de informática onde observaram atentos as simulações dos modelos atômicos ,modelos estes que já tinham sidos mostrados em sala de aula, sendo que desta vez eles tiveram a oportunidade de observar a sequência da evolução atômica de forma interativa despertando mais o interesse dos alunos.Muitos relataram que desta forma ficou mais fácil o entender os modelos atômicos.

Unknown disse...

E.E.Professora Terezinha Carolino de Souza
Professor: Gilberto Martiniano da
Silva
Disciplina: Matemática
Turma: 1 Ano

Relato de Experiência
Objeto de Aprendizagem: Função Afim

Na sala de aula, apresentei o conteúdo verbalmente mostrando a importância e uso da função afim nas atividades do cotidiano. Mostrei aos alunos relações entre duas grandezas como por exemplo contas de água e luz e outras situações.
Posteriormente levei a turma para a sala de informática onde eles puderam observar o objeto, a circunferência.
Ali os alunos perceberam que havia uma relação entre a grandeza comprimento da circunferência e a grandeza diâmetro.
O tempo não foi suficiente para fazer os comentários finais pois o tempo das aulas nesta semana estava reduzido devido os jogos escolares.
Na aula seguinte foram feitos os comentários sobre afunção afim.
Os alunos apresentaram bastante interesse pela aula cujo resultado me deixou bastante satisfeito.

Agradeço muito a todos os coordenadores que contribuíram direto ou indiretamente para o meu conhecimento no uso do computador nas aulas, neste curso.

Um abraço a todos.

GILBERTO

Ana Santana Gomes da Silva disse...

ESCOLA ESTADUAL ANTONIO ALADIM
DISCIPLINA:Química
PROFESSORA: ANA SANTANA
OBJETO DE APRENDIZAGEM:Estrutura Atômica
o referido tema foi estudado em sala de aula através de exposição do conteúdo onde foi mostrado a evolução atômica, depois os alunos fizeram pesquisas sobre os modelos atômicos e sua evoluçaõ em seguida foram Levados para o laboratório de informática onde observaram atentos as simulações dos modelos atômicos, modelos estes que já tinham sidos mostrados em sala de aula, sendo que desta vez os mesmos tiveram a oportunidade de observar a sequência da evolução atômica de forma a despertar mais o interesse dos alunos. Muitos relataram que desta forma ficou mais fácil de entender a revolução dos modelos atômicos.

Unknown disse...

RIVED: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Zeneide Figueiredo de Araújo
Mestranda em Ciências da Educação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

RESUMO

Este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos alunos através de um objeto de aprendizagem do Rived intitulado Por que as coisas têm peso, como recurso mediador do processo de aquisição do conhecimento, numa situação de sala de informática. O mesmo foi realizado com alunos do ensino médio da Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim no município de Caicó–RN, em agosto de 2008. Neste trabalho foram abordadas, algumas contribuições proporcionadas pela aplicação do referido software para o entendimento de alguns conceitos de física por parte dos alunos, algumas dificuldades vivenciadas pelos os mesmos nas aulas de Física, bem como as contribuições proporcionadas pela utilização do Rived relacionadas á interatividade entre o experimento e os alunos.

Palavras-chave: Informática, ensino de Física, aprendizagem, interatividade.


1. INTRODUÇÃO

O ensino de física vem sendo trabalhado de forma que dificulta a aprendizagem do aluno e sua associação com o mundo real e, por conseguinte, o seu interesse pelo aprendizado. Diante disso os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2000) apontam para a necessidade de organizar o ensino de Física de modo a contribuir para a formação "de uma cultura científica efetiva, que permita ao indivíduo a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais, situando e dimensionando a interação do ser humano com a natureza como parte da própria natureza em transformação" (p.22). Nesse caso, se faz necessário uma contextualização dos conhecimentos físicos, a fim de permear a "compreensão do conjunto de equipamentos e procedimentos, técnicos ou tecnológicos, do cotidiano doméstico, social e profissional" (p.22).
Para Hestenes (1987) (apud SANTOS, 2006), os métodos que vem sendo trabalhado no ensino de física são inadequados, uma vez que, os conceitos são ministrados de forma oral e escritos, acarretando grande dificuldade na aprendizagem do alunado.
Segundo Spinelli (2005) com o crescimento dos recursos tecnológicos, especialmente computadores, novas situações de aprendizagem têm sido concebidas a partir de estratégias de animações interativas para o ensino da física, a exemplo do Rived, que promove uma abordagem construtivista, a fim de tornar os conteúdos mais significativos para os estudantes.
Partindo desse pressuposto, Este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos alunos através de um objeto de aprendizagem do Rived intitulado Por que as coisas têm peso, como recurso mediador do processo de aquisição do conhecimento, numa situação de sala de informática.

2. A FÍSICA DO ENSINO MÉDIO E O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Segundo Borges (1996), o ensino tradicional que vem sendo ministrado tanto no ensino fundamental como superior, mostra pouca eficiência, seja na perspectiva dos alunos e professores ou para a sociedade. Nesse caso, se faz necessário trabalhar informações atualizadas sobre ciência e tecnologia, a fim de tornar os conteúdos mais significativos para os estudantes. Entretanto, além desses aspectos, é fundamental salientar a importância da formação do aluno para a ação social responsável.
De acordo com Santos (2006), o ensino de física baseado na exposição de teoria e resolução de problemas que são trabalhados através de uma metodologia que pouco está relacionada com a realidade dos estudantes, não gera nem um tipo de conhecimento, pois os alunos recebem essas teorias científicas como se fosse alguma espécie de crenças.
Desse modo, as "Competências em Física para a vida se constroem em um presente contextualizado, em articulação com competências de outras áreas, impregnadas de outros conhecimentos" (BRASIL, 2002, p.59).
Segundo Nunes (2006), os recursos tecnológicos são utilizados em termos de produto e também de processo de desenvolvimento. Para ele o mesmo tem um potencial enorme para melhorar a educação. Essas novas modalidades e instrumentos para desenvolvimento e distribuição têm mudado radicalmente o auxílio que esses recursos podem dar aos estudantes num amplo espectro de atividades de aprendizagem. Esse autor acrescenta:
Apesar do glamour dos ambientes ricos em tecnologia, o foco precisa permanecer nos alunos com suas motivações e desafios, nas áreas de conhecimento a serem exploradas, nas comunidades onde a aprendizagem ocorrerá. Também precisamos ter em conta que desenvolvedores, professores, e alunos, todos têm um papel a desempenhar na criação de multimídia, e um dos objetivos principais das políticas educacionais precisa ser fornecer o suporte apropriado às atividades de cada um desses grupos.(NUNES, p. 9, 2006).
Santos (2006), acrescenta que a mediação das tecnologias digitais e telemáticas baseada numa educação construtivista contribui para processo de ensino e aprendizagem, assim como, amplia possibilidades de compreensão dos conceitos mediados através de experiências por meio de simulações.
3. EXPERIMENTO
Este trabalho teve como forma de coleta de dados, a técnica de inquirição a escala do tipo Likert que é um tipo de escala de resposta psicométrica e estatística usada comumente em questionários, e é a escala mais usada em pesquisas de opinião.
A população alvo desta pesquisa foi formada por 40 alunos da 1ª da série do ensino médio da Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim no município de Caicó–RN, em agosto de 2008. Esta atividade foi realizada no período de 4 horas/aulas de práticas laboratoriais da disciplina de Física.
O Rived foi utilizado como Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma vez que tem se tornado uma ferramenta de prática constante nas pesquisas em ciências da educação (NUNES, 2006). Instalado em um laboratório de informática composto por 12 computadores, foi modelada a seguinte atividade: Porque as coisas têm peso.
Durante a atividade os alunos trabalharam os seguintes aspectos da aprendizagem exploratória:
• Por que a massa não varia independentemente dos planetas,
• A força gravitacional é diretamente proporcional a aceleração da gravidade de cada planeta;
• Existe diferença de gravidade em vários pontos da terra,
• Análise das relações entre as grandezas;
Na simulação, apresentado pelo Rived é realizado um lançamento de uma nave espacial para outro lugar do espaço e seu retorno para terra. É possível acompanhar também a ida da nave para o equador e os pólos da terra, onde são visualizados massa, peso e aceleração. Ainda na Janela de Animação também se pode observar os diferentes valores do peso de cada aluno, e os mesmos podem modificar os valores de sua massa, com isso possibilitando a interação do sujeito com o modelo e conseqüente percepção dos fenômenos.

4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DE DADOS

A pesquisa utilizou a inquirição como técnica de coleta de informações, para avaliar a atitude dos alunos em relação aos objetos de aprendizagem do Rived. Foi elaborado um questionário contendo 4 questões: três utilizando escala de atitude do tipo Likert (ERTHAL, 2003); e uma para o levantamento de opinião, onde foram indagadas informações específicas sob forma de questão única. Na escala do tipo Likert, dá-se aos entrevistados uma proposição e eles devem expressar sua posição sobre a declaração que ela contém. Para cada declaração os entrevistados são solicitados a indicar sua atitude em relação a ela e o grau em que são afetados. Pede-se que assinale suas respostas segundo a intensidade de sua concordância ou discordância.
Na questão de levantamento de opinião, o questionário indaga apenas informações específicas sobre determinado assunto, apresentado sob forma de questões únicas. Cada sujeito da pesquisa assinala a resposta que achar conveniente, representada por um sim ou não. Os resultados finais vêm expressos em porcentagens de pessoas que dão cada tipo de resposta. O questionário aplicado pesquisou os seguintes pontos:

a)Você tem dificuldades para entender os conceitos de Física, que são dados dentro da sala de aula? (Muito difícil, Difícil, Nem difícil nem fácil, Fácil, Muito fácil).

b) Você acha que o uso de um Laboratório Virtual facilita o entendimento da Física? (Não facilita nada, Não facilita, Tanto faz, Facilita sim, Facilita muito).
c) Você acha importante o colégio ter um Laboratório Virtual para realizar experiências, pesquisa e animações de Física no computador? (Não importante, Pouco importante, Tanto faz, Importante, Muito importante).
d) Você já usou o computador da sua casa ou de lanhouse para realizar alguma experiência da disciplina de Física? (Sim ou Não).

A questão a foi respondida antes do começo da atividade com o Rived. A Figura 1 indica que quase 50% dos alunos possuem dificuldades significativas no aprendizado da física, enquanto que apenas 5% não encontram dificuldades na disciplina. Isso comprova o grande índice de reprovação na disciplina de física em todo o país.
Na questão b, a partir da Figura 2 observa-se que 60% dos alunos encontraram grande facilidade no entendimento da Física ao utilizarem o Rived como ambiente virtual de aprendizagem. A utilização de software apropriado para além do apoio computacional na realização de experiências e na apresentação audiovisual, pode facilitar o ensino e estimular a aprendizagem. Para Nunes (2006) o uso de multimídias oferece inegavelmente uma grande possibilidade para ajudar a resolver alguns problemas concretos do ensino das ciências.
Na Figura 3, é possível perceber o grau de importância, para os alunos, da existência de um laboratório virtual para o ensino da disciplina de Física, visto que, 100% dos mesmos falaram ser muito importante para o aprendizado desta disciplina.
A Figura 4 mostra que 100% dos alunos nunca utilizaram o computador doméstico ou de lanhouse para algum tipo de simulação ou animação, objetivando o aprendizado da física. Pedagogicamente se o aluno não for estimulado, na escola, a interagir com um ambiente tecnológico de ensino e aprendizagem capaz de modificar e acrescentar significados, poucas serão as chances do mesmo realizar atividades de simulação virtual dos fenômenos físicos em casa ou em outro ambiente. Mesmo o aluno conhecendo várias formas e técnicas de utilização de um computador não fará uso dessa atividade.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apesar da grande quantidade de simulações e animações interativas que são possíveis de serem encontradas em software como o Rived poucos são os relatos do uso, de forma contextualizada, no ensino/aprendizagem de física aplicada no ensino médio. Durante as aulas no Laboratório Virtual de Física, foi notório e relevante o interesse dos alunos pela disciplina, na busca da compreensão dos experimentos, conceitos, levantamento de hipóteses e estímulo à pesquisa. Em resumo nossos resultados mostram que o uso de software como o Rived como ferramenta mediadora do ensino de Física, obteve uma aceitação acima dos 90% entre os alunos pesquisados. Mesmo sabendo que os alunos gostam dessa prática, e que traz melhor aprendizagem para os mesmos, os docentes continuam com o suo da prática tradicional. Muitos alegam que até gostam de trabalhar com multimídia, mas que falta tempo para preparar essas atividades, vistos que, a maioria trabalha os três expedientes para conseguir sua sobrevivência.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III – ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, Brasília.
BORGES, A. T. O Papel do laboratório no ensino de ciências. Colégio Técnico da UFMG, 1996.

ERTHAL, T. C. Manual de Psicometria, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.

HESTENES, D. American Journal of Physics 55, 440, 1987.

NUNES, C. Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contesto educacional: como usar objetos de aprendizagem. Conference, rio de janeiro, Brasil, 2006.

SANTOS, G.H. Práticas pedagógicas e tecnológicas digitais.In: organização, Edméa santos, Lynn Alves. Rio de Janeiro: E - Papers, 2006.

SPINELLI, W. Os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento. São Paulo: Dissertação de Mestrado – Faculdade de Educação da USP – 2005

APÊNDICE

Gráfico1 referente ao percentual indicativo dos alunos com dificuldades na disciplina de
física:



Nem difícil nem fácil: 50%
Muito difícil: 15%
Fácil: 5%
Difícil: 30%
Muito fácil: 0%

Gráfico2 referente ao percentual indicativo dos alunos que encontram facilidade no entendimento da física a partir da utilização do Rived:


Facilita muito: 40%
Facilita sim: 60%
Tanto faz: 0%
Não facilita nada: 0%
Não facilita: 0%

Gráfico3 referente ao percentual de alunos que julgam importante o Estabelecimento de Ensino disponibilizar um laboratório virtual para o ensino da física:



Muito importante: 100%
Importante: 0%
Pouco importante: 0%
Tanto faz: 0%
Não é importante: 0%

Gráfico referente ao percentual dos alunos que já utilizaram o computador doméstico ou de uma lanhouse para simular alguma experiência física:




Sim: 0%
Não: 100%