terça-feira, 2 de setembro de 2008

5º Encontro Vivencial - Turma 5 - Relato de Experiência

- Aplicação da seqüência de ensino na escola em que trabalha.
- Postar o relato dessa experiência no Blog e enviar uma cópia desse relato para o e-mail: ntejoseaugusto2008@gmail.com

Período: de 08 a 12/09/08

13 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

PAULO disse...
RELATO DE EXPERIÊNCIA

No dia 08 de julho de 2008, o CEJA Creuza Bezerra, da cidade de Currais Novos/RN realizou uma viagem de estudos para o Sítio APERTADOS, no mesmo município, o qual é considerado a 7 Maravilha do Seridó. Essa viagem contou com alunos da Banca Permanente e alunos do 1 ano do Ensino Médio do turno noturno desse Estabelecimento de Ensino. Na oportunidade ministrei uma aula de Matemática onde foi explorado a SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS e a TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO.
Calculamos a largura de um Rio formando Triângulos Retângulos e a altura de uma pedra com o ASTROLÁBIO( Instrumento esse criado pelo Astrônomo HIPARCO no ano II ac ).
Observando atentamente os alunos verifiquei que aulas desse tipo os chamam à atenção, fazendo com que os conteúdos sejam introduzidos com maior facilidade e conseqüêntemente a memorização de termos usados na Matemática.

PAULO ESSE DOS SANTOS
TURMA : 05

Unknown disse...

De Assis
Turma 5

O relato da experiência (aula) realizada na turma da 3ª série do ensino Médio, turma “2” do turno vespertino da Escola Estadual Angelita Félix Bezerra.
Na sala de aula no primeiro momento fiz algumas indagações sobre os sólidos, às formas que eles já conheciam para saber se atendiam aos conhecimentos prévios necessários para atingir os objetivos propostos para a aula. Fiz uma explanação sobre o objeto de aprendizagem a ser trabalhado (cilindro), apresentando alguns deles para a turma e enfocando as suas principais características, para a identificação dos elementos que o compõem; mostrando as superfícies planas, diferenças e semelhanças, formas e tamanho.
Em seguida fomos para a sala de informática (laboratório) onde a turma foi dividida em pequenos grupos para realizar uma pesquisa sobre os objetos e fazer observações com relação às informações dadas na sala de aula. Classificar os cilindros pelas suas formas e tamanhos (oblíquo e reto) e identificação dos elementos. Fazer uma observação da planificação do objeto para identificar as superfícies planas e seus elementos para melhor compreensão do conteúdo.
Na seqüência voltamos para a sala de aula onde foi realizada uma exposição das formas para o cálculo de área e volume das superfícies planas dos objetos estudados.
Em seguida foi feita uma avaliação sobre os conteúdos estudados, onde os alunos por grupo apresentaram um breve relato sobre o objeto em estudo e a aplicação de algumas questões escrita para aplicação das teorias desenvolvidas sobre área e volume dos sólidos.

Unknown disse...

ARLINDO ALBINO DA SILVA
TURMA 05
Fizemos todas as atividades durante o período do curso, e acreditamos que foi muito útil para todos os participantes. Descobrimos, neste período, muitas coisas que ainda não tínhamos despertados. Principalmente para melhorar nossas ações , no nosso dia-a-dia, em sala de aula. Elaboramos nossa Seqüência de Ensino para ser trabalhada na escola, conforme modelo abaixo, entretanto, ficamos impossibilitados de realizar a tarefa, visto que, estamos de atestado médico por motivos de doenças, as quais, fomos acometidos. Gostaria de deixar bem claro que isto não invalidou a nossa aprendizagem, nem o desejo de colocar tudo aquilo que aprendemos em prática, logo que tivermos oportunidade. Um grande abraça a todos, Professores, pessoal de apóio, toda equipe em fim, que tiveram à frente deste curso, e aos alunos, com os quais tivemos esta convivência maravilhosa. Esperamos em breve nos encontrarmos, quer seja no nosso trabalho ou em outros cursos, que esperamos aconteça em breve.. . Amei todos vocês! Obrigado de coração.
PROFESSOR: Arlindo Albino da Silva
DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 1º ANO
ASSUNTO: Variação
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ano do Ensino Médio
INTRODUÇÃO:
Nesta atividade, analisaremos algumas jogadas de voleibol, focalizando o impulso sofrido pela bola nas várias situações. Vamos verificar vetorialmente que o impulso que a bola recebe é o agente da variação da quantidade de movimento da bola, e que esse depende de fatores como o tempo de interação do jogador com a bola em cada jogada (que poderá ser um saque, uma manchete, um toque ou uma cortada), e da força aplicada pelo jogador.
OBJETIVOS:
• Avaliar fatores que determinem o valor de uma força aplicada em uma bola de vôlei durante uma partida;
• Reconhecer que o impulso é igual ao produto da força pelo intervalo de tempo;
• Inferir a relação entre impulso e quantidade de movimento;
• Decidir sobre procedimentos a tomar que possam minimizar o impacto de uma bola;
PRÉ-REQUISITOS:
• Quantidade de movimento
• Operações vetoriais
• Massa
• Velocidade
TEMPO PREVISTO: duas aulas de 50 minutos (Sala de aula e Laboratório)
MEDODOLOGIA:
..sala de Aula: - Aulas expositivas,Palestras , Debates e Vídeos
..Laboratório: - Pedir que os alunos se agrupem em duplas parar iniciar o estudo do objeto;
- O professor dará as instruções para que os alunos compreendam como utilizar as animações virtuais;
AVALIAÇÃO: - Avaliar qualitativamente e quantitativamente através do debate, como também pelo desempenho do aluno perante as atividades desenvolvidas.

Unknown disse...

O plano de aula teve inicio com leitura de texto, exposição de conteúdo e debate referente ao número de indivíduos de uma população em determinadas área, onde se comentou sobre animais de nossa região que se encontra em perigo de extinção.
Usou-se o caso da seriema, que segundo depoimento de alunos da zona rural encontra extinta, enquanto em outros lugares ainda existe um numero significativo.
Depois os alunos seguiram para a sala de informática para o uso do objeto sobre impactos ambientais atividades 2 .A principio não supriu efeito positivo pelo seguinte as máquinas são muito lentas, outras travaram,e eu cometi o erro de não deixar conectado já no objeto desejado,sendo assim corrigi meu erro na aula seguinte e correu tudo como previsto.Posso dizer que existiu bastante dialogo entre os participante do jogo,mas nas discussões pós aula houve comentário que o jogo deixa a desejar com relação ao contexto trabalhado , até mesmo respondendo as perguntas do jogo na integra o aluno não atinge o objetivo de ganhar o jogo.

Unknown disse...

RELATO DE EXPERIÊNCIA

A 1ª e 2ª aula expositiva sobre o conteúdo de probabilidade e progressão aritmética foi bem fácil trabalhar pois os alunos já tinham visto este conteúdo e a discursão foi proveitosa, deu nessa mesma aula para fazer uma atividade de aprofundamento com os alunos.
A 3ª aula "Introdução a estatística".
A aula de estatística ficou comprometida pelo fato da turma ter sido liberada para o ensaio da macha, precisando portanto, de outra aula para completar a exposição do conteúdo de estatística, pois este conteúdo é novo para a turma.
Foi observado que alguns alunos não entenderam a construção de gráficos, pois o tempo foi muito corrido.
A 4ª e 5ª aula: "Apresentação do objeto na sala de informática"
Esta aula foi a mais complicada para o aluno, pois a turma é bem numerosa e o número de computadores é bem pequeno.
No exato 5 computadores para uma turma de 36 alunos, foi preciso dividir a turma em grupos e a aula tornou-se muito agitada, já que os computadores são muito antigos e lentos, alguns não abriram o objeto e comprometeram a aula da primeira turma, deixando os outros grupos mais tempo na sala de video onde tinha deixado um DVD de aula de estatística, para reforça o conteúdo.¨
A 6ª aula: "Aula de campo"
Foi a mais produtiva entre todas as aulas, pois podemos colocar em prática todos os conteúdos de estatística que vimos em sala.
Os alunos foram divididos em grupos e deixados de tal forma que cada grupo formulou seu próprio questionário para uma determinada pesquisa de uma variável estatística e depois colocados em lugares estratégicos de forma que eu pudesse orientá-los.
Foi preciso outra aula para que fossem construidos os gráficos de cada pesquisa.
A avaliação foi o trabalho adquirido por cada pesquisa.

OBS: Desculpe por ter postado só agora, pois precisei de 7 aulas para terminar o meu relato de experiência, espero que tenham gostado.

Jonas disse...

JONAS FERNANDES VIEIRA
TURMA 5 – CURSO RIVED

ATIVIDADE VIVENCIAL 5º ENCONTRO

RELATO DE EXPERIÊNCIA

A APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO DEU-SE DA SEGUINTE MANEIRA

Como o primeiro objetivo da atividade era: reconhecer as causa de degradação de alimentos e o primeiro item da metodologia era uma pesquisa foi desenvolvida da seguinte maneira

1º) Propus a cada grupo de observar e registrar em seu ambiente familiar os alimentos que mais se estragavam no período de uma semana.

2º) Em sala de aula foi feito a socialização dos resultados constatados:
• Verduras
• Pães
• Frutas
• Bolo
• Feijoada
• Macarronada
• Carne
• Bebidas etc


3º ) Cada grupo ficou de pesquisar um método de conservação e identificar aquele que mais se adequava para conservar os alimentos estragados, seja por calor, por frio, pelo controle da umidade,pela adição de aditivos ou pelo uso da irradiação.

Não foi possível interagir essa seqüência de ensino com o Objeto Virtual Labvirt como recurso para enriquecer o conhecimento dos alunos, porque como já foi colocado em quase todos os encontros, no CEJA CREUZA BEZERRA, não tem laboratório de informática, muito menos computador disponível com internet e atualizado. Só tem um para todos os serviços da escola, o mesmo não abriu o CD recebido na escola e nem na minha casa, como foi colocado
Sendo assim ficou inviável a parte que acredito ser o objetivo maior do curso. Reconheço que é de grande importância para a intermediação do processo ensino aprendizagem,mas infelizmente vai ficar para quando a nossa escola for equipada, aí com certeza usarei e quem sabe enviarei os resultados.

Profesor: Jonas Fernandes Vieira

Unknown disse...

ATIVIDADE VIVENCIAL – 5

Relatório de aplicação da seqüência de ensino

Escola: Instituto Vivaldo Pereira
Professora: Lucia Brito
Disciplina: Matemática
Público Alvo: alunos da 3ª série do Ensino Médio
Assunto: Geometria Espacial
Objeto de Aprendizagem: Geometria da Cidade

O curso de “capacitação docente na utilização de SOFTWARE como material de apoio pedagógico” apresentou como conteúdo a ser estudado os Objetos de Aprendizagem do RIVED, que nos proporcionou conhecer e navegar por esses objetos para podermos analisar e criticar sobre o papel dos mesmos numa seqüência de ensino; como também ofereceu leitura, reflexão e discursão de alguns textos relacionados ao ensino-aprendizagem. De modo geral o curso nos ofereceu mais um instrumento para aplicarmos como suporte e inovação na metodologia de nossas aulas.
A aplicação da seqüência de ensino, não foi possível aplicar como havia programado, porque a mesma estava programada para 7 horas aula e o tempo não foi suficiente para estar com a turma durante esse período. Mesmo assim a aula de laboratório foi realizada como introdução do assunto, onde os alunos receberam orientação por escrito direcionando o que deveriam observar e descobrir nas figuras sólidas encontradas, como, por exemplo: formas, nomenclatura, elementos, características diferenças e semelhanças; fazendo anotações seguindo as instruções abaixo.

Aula de laboratório – 3º ano do Ensino Médio
IVP – Professora: Lucia Brito

Assunto: Figuras Planas

Objeto: Geometria da cidade (www.rived.mec.gov.br)

Orientações para cada grupo.

1) Anotar cada figura encontrada indicando:

• Elementos


• Características


• Semelhanças



Obs.: onde aparece a palavra polígonos, seria poliedros.

2) Responda:

• O que são poliedros regulares? E como são denominados?


• O que são poliedros irregulares?


• Quando é que um poliedro é classificado como prisma?


• Quais as características das pirâmides?



3) Identificar nas fotos da atividade 3, as figuras indicadas no quadro abaixo das fotos apresentadas na tela.

Após a aula de laboratório, na sala de aula, os alunos apresentaram o que descobriram no objeto de aprendizagem e fizeram uma avaliação da aula de laboratório, mostrando uma satisfação e entusiasmo com a nova metodologia de ensino.
A avaliação foi feita através da observação do desempenho dos alunos durante as atividades virtuais, como também, pela apresentação feita em sala de aula de suas descobertas e conclusões a respeito do conteúdo, tendo em vista que o tempo não foi suficiente para realizar todas as aulas previstas.
Dentro do que foi trabalhado conclui-se que os alunos mostraram certa facilidade em navegar e entender o objeto de aprendizagem, levando-os a um interesse maior pelas aulas; mas as máquinas apresentam uma lentidão enorme para abrir as páginas, além de só existir seis computadores funcionando, alguns ainda travavam, fazendo com que a aula que estava prevista para ser realizada em 1 hora aula durou 2 horas relógio. O objeto de aprendizagem virtual incentivou o aluno a fazer descobertas e entender melhor as características dos sólidos geométricos.
Maria Lucia Azevedo de Brito – TURMA - 5

Anônimo disse...

ATIVIDADE VIVENCIAL - TURMA 05
RELATO DE EXPERIÊNCIA
A vida sempre nos reserva boas oportunidade. Existem aquelas momentânea,rápidas ,porém, significativas, e aquelas que com certeza marcarão nossas vidas para sempre, e abrirão portas importante para o nosso sucesso. Dentre essas oportunidades pude participar da capacitação SOFTWARE, a qual foi de suma importância,para minha vida pessoal e profissional,pois com ela, adquirir conhecimentos e descobrir uma ampla visão dos objetos virtuais de aprendizagem, e a importância do uso de matérias multimídia no contexto educacional do dia-a-dia.
A seqüência de ensino, o assunto é Química orgânica, o objeto de aprendizagem é conservação de alimentos. Portanto, não foi possível fazer a aplicação, pois não trabalho em sala de aula,mas fiquei encantada com tudo que vir e apreender,confesso...Não conhecia o RIVED, nem o LABVIRT, os quais nos proporcionaram conhecimentos,inovações e expectativas para nossas escolas, bem informatizadas.
Agradeço, aos coordenadores da SUEM, aos professores colaboradores, pessoal de apoio, e a nos alunos, que tivemos bons mementos, aprendemos, brincamos, fizemos novas amizades...A todos um grande abraço!!!

Selia Barros.

Seqüência de Ensino

IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: Instituto Vivaldo Pereira
PROFESSORA: Maria Selia Barros Medeiros
DISCIPLINA: Química
PÚBLICO- ALVO: 1º Série do Ensino Médio
ASSUNTO: Química Orgânica
OBJETO DE APRENDIZAGEM: Conservação de alimentos
INTRODUÇÃO:
A finalidade desta atividade é fazer com que o aluno tenha uma visão específica da importância da Química no dia-a-dia, e o uso corretamente da conservação de alimentos.
OBJETIVOS:
Reconhecer as causas de degradação dos alimentos;
Propor métodos de conservação para diferentes tipos de alimentos tais como: Perecíveis e não perecíveis, Enlatados, Embutidos, Congelados e não Congelados;
Mostrar diversos tipos e usos de embalagens e as conseqüências da violação das mesmas.
TEMPO PREVISTO 05 AULAS:
Metodologia
Na sala de aula- 01 aula
Aula expositiva sobre o objeto de aprendizagem.
VÍDEO- 01 AULA
Apresentar, os processos usados para conservação dos alimentos, desde os métodos caseiros e rudimentares até os mais modernos, como as radiações.
TRABALHO EM GRUPO
Em grupo de 04,Pesquisar sobre os métodos de conservação de alimentos. (confecções de cartazes, gráficos)
SALA DE INFORMÁTICA- 01 AULA:
Divide os alunos em duplas
Orientá-los como utilizar as animações virtuais.
Através de animações, explicar os processos de deterioração e conservação dos alimentos.
AVALIAÇÃO:
Apresentação de seminário, onde cada grupo apresentará o resultado da pesquisa com exemplos práticos.
Avaliar o nível de compreensão, interesse e aprendizagem dos alunos
Selia Barros

Anônimo disse...

ATIVIDADE VIVENCIAL - TURMA 05
RELATO DE EXPERIÊNCIA
A vida sempre nos reserva boas oportunidade. Existem aquelas momentânea,rápidas ,porém, significativas, e aquelas que com certeza marcarão nossas vidas para sempre, e abrirão portas importante para o nosso sucesso. Dentre essas oportunidades pude participar da capacitação SOFTWARE, a qual foi de suma importância,para minha vida pessoal e profissional,pois com ela, adquirir conhecimentos e descobrir uma ampla visão dos objetos virtuais de aprendizagem, e a importância do uso de matérias multimídia no contexto educacional do dia-a-dia.
A seqüência de ensino, o assunto é Química orgânica, o objeto de aprendizagem é conservação de alimentos. Portanto, não foi possível fazer a aplicação, pois não trabalho em sala de aula,mas fiquei encantada com tudo que vir e apreender,confesso...Não conhecia o RIVED, nem o LABVIRT, os quais nos proporcionaram conhecimentos,inovações e expectativas para nossas escolas, bem informatizadas.
Agradeço, aos coordenadores da SUEM, aos professores colaboradores, pessoal de apoio, e a nos alunos, que tivemos bons mementos, aprendemos, brincamos, fizemos novas amizades...A todos um grande abraço!!!

Selia Barros.

Seqüência de Ensino

IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: Instituto Vivaldo Pereira
PROFESSORA: Maria Selia Barros Medeiros
DISCIPLINA: Química
PÚBLICO- ALVO: 1º Série do Ensino Médio
ASSUNTO: Química Orgânica
OBJETO DE APRENDIZAGEM: Conservação de alimentos
INTRODUÇÃO:
A finalidade desta atividade é fazer com que o aluno tenha uma visão específica da importância da Química no dia-a-dia, e o uso corretamente da conservação de alimentos.
OBJETIVOS:
Reconhecer as causas de degradação dos alimentos;
Propor métodos de conservação para diferentes tipos de alimentos tais como: Perecíveis e não perecíveis, Enlatados, Embutidos, Congelados e não Congelados;
Mostrar diversos tipos e usos de embalagens e as conseqüências da violação das mesmas.
TEMPO PREVISTO 05 AULAS:
Metodologia
Na sala de aula- 01 aula
Aula expositiva sobre o objeto de aprendizagem.
VÍDEO- 01 AULA
Apresentar, os processos usados para conservação dos alimentos, desde os métodos caseiros e rudimentares até os mais modernos, como as radiações.
TRABALHO EM GRUPO
Em grupo de 04,Pesquisar sobre os métodos de conservação de alimentos. (confecções de cartazes, gráficos)
SALA DE INFORMÁTICA- 01 AULA:
Divide os alunos em duplas
Orientá-los como utilizar as animações virtuais.
Através de animações, explicar os processos de deterioração e conservação dos alimentos.
AVALIAÇÃO:
Apresentação de seminário, onde cada grupo apresentará o resultado da pesquisa com exemplos práticos.
Avaliar o nível de compreensão, interesse e aprendizagem dos alunos
Selia Barros

Unknown disse...

ATIVIDADE VIVENCIAL 5

RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DA SEQÜÊNCIA DE ENSINO.
ESCOLA: SILVIO BEZERRA DE MELO
PROFESSOR: PAULO HENRIQUE.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA.
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO.
ASSUNTO: GEOMETRIA ESPACIAL
OBJETO DE APRENDIZAGEM: GEOMETRIA DA CIDADE.
O CURSO SOBRE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (SOFTWARE) TROUXE UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO COMO APOIO PEDAGÓGICO, INTERAGINDO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. DE UM MODO ABRANGENTE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO TROUXERAM UMA EXTRAORDINÁRIA CONTRIBUIÇÃO COMO FERRAMENTA DE SUPORTE E INOVAÇÃO METODOLÓGICA PARA OS CONTEÚDOS PROGRAMADOS EM NOSSAS AULAS.
A AULA CONDUZIDA TANTO EM SALA DE AULA COMO NO LABORATÓRIO SERVIU PARA CONSTRUIR EXPRESSÕES E PROPOSIÇÕES ATRAVÉS DO CONHECIMENTO SOBRE POLIEDROS, CLASSIFICAÇÕES, RELAÇÃO DE EULER, PROPRIEDADES E SUA UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE IMPORTÂNCIA PARA A VIDA

Unknown disse...

Atividade Vivencial - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Valdinte Terezinha Turma 5

A capacitação em Software me deu oportunidade de conhecer e saber como utilizá-los em sala de informática.
Ao final deste curso percebo a sua importância no processo de ensino aprendizagem, vejo que os objetos virtuais de aprendizagens estimulam a imaginação e a criatividade dos alunos e possibilitam ao professor maior facilidades em elaborar uma sequência de estudo.
Até o momento não foi possível a aplicação da sequência de ensino no CEJA Profª Creuza Bezerra - Currais Novos na disciplina Biologia,
público alvo: alunos dos 3º anos; assunto: Genética (1ª Lei de Mendel),
Objeto de aaprendizagem: O trabalho de Mendel com revilhas.
JUSTIFICATIVAs:
1º) No CEJA não está funcionando o 3º ano;
2º) Na escola não exsite laoratório de informática.
Espero que a Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED) emplia os objetos de aprendizagem, par que todos os professores capacitados possam por em prática a metologia utilizada pelo curso.
Abraços para todos!
Valdinete